A série norte-americana "Glee" acaba de fazer história no mundo da música, ao colocar até à data um total de 75 canções na "Billboard Hot 100", a tabela dos singles mais vendidos nos EUA. A "proeza" alcançada por "Glee" bateu inclusive o recorde dos Beatles, que conseguiram colocar 71 êxitos na mesma tabela de vendas.
Para perceber melhor o fenómeno gigante em que se tornou esta série musical de comédia, actualmente exibida entre nós na televisão por cabo pela Fox Life, e que conta a história de um grupo de coro de adolescentes do ensino secundário considerados "diferentes" pelos outros, basta frisar que apenas o "rei do rock" Elvis Presley e o "rei da soul" James Brown tiveram um maior número de canções no ranking das mais vendidas na história dos Estados Unidos, com 108 e 91 êxitos, respectivamente.
Atrás do recorde de Glee ficam também artistas consagrados como Ray Charles (com 74 músicas nos mais vendidos) ou Aretha Franklin (com 73).
Rachel, Finn, Kurt ou Mercedes são algumas das personagens que todas as semanas conquistam grandes números de audiências nos EUA, desde que começou a ser transmitida, em Maio de 2009, com uma média actual de dez milhões de telespectadores por episódio.
Estes jovens tornaram-se, acima de tudo, numa autêntica máquina de fazer dinheiro.
Desde o seu início, "Glee" já totalizou 12 milhões de músicas vendidas, assim como três milhões de álbuns comprados, segundo avança a Nielsen SoundScan, a empresa que controla as vendas de música nos EUA.
Todas as semanas, as músicas interpretadas por estes jovens cantores e autores num determinado episódio ficam disponibilizadas na Internet no dia seguinte. O grupo de Glee já conta no seu repertório com versões de clássicos imortalizados por artistas como Michael Jackson, Madonna, Britney Spears, Lady Gaga ou Katy Perry. O mais emblemático êxito saído de Glee é, no entanto, o tema Don't Stop Believien', originalmente dos Journey, que se tornou numa espécie de hino da série. Vários artistas também já fizeram questão de participar na série, durante um episódio. Casos de Gwyneth Paltrow ou Britney Spears.
Para além da fortuna arrecadada pela venda de canções e álbuns, a série também facturou uma inteira tournée esgotada, que percorreu os EUA durante o último Verão. Para o próximo ano, está já confirmada uma segunda digressão que também passará pela Europa.
O raro fenómeno em que se tornou esta série tem afectado também os protagonistas da trama. Os jovens actores Lea Michele, Cory Monteith, Dianna Agron ou Amber Riley, assim como os seniores Sue Sylvester ou Will Schuester, têm sido o grande alimento dos tablóides e paparazzi norte-americanos nos últimos dois anos.
Glee vai actualmente na segunda temporada, mas está já confirmada uma terceira. A deficiência motora, a homossexualidade, o racismo ou a gravidez são alguns dos assuntos que a série encara, não como preconceitos, mas como realidades normais da vida adolescente. Sempre com muita música, drama, sátira e humor à mistura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário